O que é uma CPRE?

CPRE consiste na abreviatura de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, um procedimento que possibilita ao médico diagnosticar problemas do fígado, vesícula biliar, dutos biliares e pâncreas. O fígado é um órgão grande que, entre outras coisas, produz um líquido chamado bílis que ajuda a digestão. A vesícula biliar é um órgão pequeno, em forma de pêra, que armazena a bílis até que seja necessária para a digestão. Os dutos biliares são tubos que transportam a bílis do fígado para a vesícula biliar e o intestino delgado. Esses dutos às vezes são chamados de árvore biliar. O pâncreas é uma glândula grande que produz substâncias químicas e hormônios, tais como insulina, que ajudam a digestão. A CPRE é utilizada principalmente para diagnosticar e tratar problemas dos dutos biliares, inclusive cálculos biliares, estreitamentos inflamatórios (cicatrizes), vazamentos (devidos a trauma ou cirurgia) e câncer. A CPRE combina o uso de Raios-X com um endoscópio, que consiste em um tubo iluminado longo e flexível. Através do endoscópio, o médico consegue ver internamente o estômago e o duodeno (parte superior do intestino delgado) e injetar um contraste dentro dos dutos da árvore biliar e do pâncreas para poder visualizá-los em radiografias.

 

Como devo me preparar para esse procedimento?

• O seu estômago e duodeno deverão estar vazios para o procedimento ser realizado com precisão e segurança.

• Você não poderá comer nem beber nada por 8 horas antes do procedimento, dependendo do horário marcado.

• Será necessário o seu médico estar ciente se você tiver alguma alergia a meios de contraste, os quais são utilizados durante o exame.

• No caso de pacientes do sexo feminino: se houver qualquer possibilidade de você estar grávida, é importante avisar o médico antes de agendar o procedimento. Se o seu procedimento for realizado em ambulatório, será preciso providenciar alguém para levá-lo(a) para casa. Você estará proibido(a) de dirigir, pois receberá um sedativo durante o procedimento.

 

Como é realizado o procedimento?

• Você se deitará de bruços sobre uma mesa de diagnóstico em uma das salas de procedimentos gastrointestinais.

• Você receberá um sedativo por via endovenosa para ajudá-lo(a) a relaxar.

• O médico, então, lhe introduzirá um endoscópio na boca, conduzindo-o pelo esôfago, estômago e duodeno até atingir o local onde se encontram as aberturas dos dutos biliares no duodeno.

• O médico introduzirá um pequeno tubo plástico no endoscópio. Através desse tubo, será injetado um contraste nos dutos para que estes apareçam claramente nas radiografias, as quais serão tiradas assim que o contraste for injetado.

• Se o exame indicar um cálculo biliar ou estreitamento dos dutos, o médico poderá introduzir instrumentos através do endoscópio para remover ou aliviar a obstrução e dilatar, ou abrir, o estreitamento. Além disso, amostras de tecido (biópsias) poderão ser obtidas para testes complementares.

 

Quanto tempo levará o procedimento e será necessário eu permanecer no hospital?

Uma CPRE demora de 30 minutos a 2 horas. Depois do procedimento, talvez seja necessário você permanecer no hospital durante 1 ou 2 horas até o efeito do sedativo passar. Se algum tipo de tratamento for realizado durante a CPRE, tal como a remoção de um cálculo biliar, talvez seja necessário você permanecer no hospital em observação até o dia seguinte.

 

A CPRE envolve complicações correlatas?

As possíveis complicações de uma CPRE incluem as seguintes:

• Pancreatite, ou seja, inflamação do pâncreas;

• Infecção;

• Ruptura e hemorragia do duodeno (raramente).

Se você estiver sob sedação para o procedimento e for realizá-lo como paciente de ambulatório, será preciso ter um membro da família ou amigo disponível para levá-lo(a) de carro para casa.

 

GASTROVIE – Gastroenterologia e Endoscopia
(61) 3052-3369 / 3081-1973